12/12/2020 03:59

Como fazer live no Instagram?

As lives são uma forma de mídia que está ganhando cada vez mais espaço, especialmente em 2020. Com o isolamento social, muitos artistas e digital influencer escolheram essa forma de comunicação, por ser muito prática e promover bastante interação com o público.

A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre as lives, particularmente as feitas no instagram. Entenda como elas funcionam, por que você deve investir nesse tipo de comunicação e como fazer isso da forma mais eficiente possível. Acompanhe com a gente e saiba tudo que você precisa antes de começar a fazer as suas próprias transmissões!

Como funciona a live do instagram?

Live é o termo em inglês utilizado para se referir a transmissões em vídeo feitas ao vivo. O recurso surgiu majoritariamente no Youtube há vários anos, e não demorou para ser adotado por várias outras redes sociais. No Instagram, ele ficou disponível a partir de 2016. Porém, a popularidade dos vídeos desse tipo apresentou um alto crescimento durante a quarentena. De fato, as buscas por esse tipo de conteúdo cresceu em quase 5.000% durante o período.

Quando o recurso surgiu, só era possível assistir a live no momento em que estava sendo transmitida, e poucos recursos adicionais estavam disponíveis para aprimorar o vídeo. Porém, hoje em dia já é possível salvar a transmissão para quem deseja assistir depois. Por isso, fica ainda mais importante fazer uma live com conteúdo interessante e que promova o engajamento dos seus seguidores.

Por que devo fazer lives no instagram?

Você já deve saber que o Instagram é uma das melhores redes sociais para promover o seu negócio ou a sua imagem. Pelo menos metade dos usuários dessa plataforma já comprou algo de uma empresa que segue no Instagram. Então, utilizar todos os recursos disponíveis dessa rede social é imprescindível se você quiser ter uma presença online marcante nas redes sociais.

A live, em particular, é vantajosa por muitos motivos. Por sua própria natureza ao vivo, trata-se de uma forma de comunicação com os seguidores muito prática, uma vez que não precisa de edição ou refinamentos. Elas também são uma grande contribuição para a sua estratégia de marketing. Isso porque os recursos do Instagram permitem uma resposta muito imediata por parte dos seguidores.

Assim, você pode usar a live tanto como uma estratégia de marketing, quanto como um termômetro de funcionamento. Você pode avaliar suas estratégias e repensá-las como for necessário.

Que equipamento eu preciso para fazer lives no instagram?

Bem, o equipamento mais básico que você precisa para uma live é algo que todo mundo tem: um celular com acesso a internet. Com ele, já é possível fazer uma transmissão ao vivo de vídeo e áudio, e receber as respostas dos seguidores. Porém, para fazer uma transmissão com maior qualidade é preciso ter alguns equipamentos extras.

Uma das coisas mais importantes é ter um bom equipamento para captura de som. Geralmente os celulares acabam pegando muita interferência do ambiente externo, mas equipamentos apropriados diminuem esse problema. De preferência, microfones direcionais ou de lapela são a melhor opção.

Equipamentos de iluminação também podem elevar o nível da sua live. Hoje em dia é possível encontrar ring lights de vários tamanhos, cores e ajustes. Além disso, um tripé também é sempre uma boa opção, pois te deixa livre para filmar em qualquer lugar, sem depender de uma superfície específica.

Passo a passo para fazer lives no instagram

Bem, agora que você já sabe por que deve fazer lives, e também o que você precisa ter em mãos para isso, está na hora de entender quais são os passos que você deve dar para que ela aconteça. Não se preocupe, pois é um processo bem simples e intuitivo. Você deve acessar o mesmo botão utilizado para fazer stories e acessar a opção 'live'. A partir daí, vai haver uma contagem regressiva, e é só começar a transmissão.

Porém, antes disso, o ideal é que você já tenha um roteiro montado. Assim não corre o risco de grandes silêncios ou da live sair da direção em que você quer que ela vá. Então, tendo isso em mente, inicie a sua live. Quando tiver terminado, é só apertar o botão 'encerrar' e transmissão irá parar. Não deixe de explorar recursos como chamar outras pessoas para a live e acompanhar os comentários dos seguidores.

Dicas para arrasar na live

Para que você não cometa erros e faça uma live que realmente gere engajamentos e melhora para a sua imagem, é preciso prestar atenção em certas coisas. Confira essas quatro dicas que daremos a seguir:

1 - Treine antes de começar. Além de criar um roteiro, você precisa praticar pelo menos a sua entrada e a fluência dos assuntos que você irá abordar. Assim você não será pego de surpreso. Embora deva parecer natural, se você não praticar pode ficar bagunçado.

2 - Conte com participações externas. Se você puder fazer entrevistas, ou mesmo trabalhar um debate, será muito mais interessante do que uma pessoa falando sozinha.

3 - Tenha um conteúdo condizente com o seu perfil. Se você trabalha com maquiagens, por exemplo, faça uma live de tutorial de skincare. É esse tema que os seus seguidores esperam que você discuta, então se mantenha de acordo.

4 - É importante acompanhar as reações dos seus seguidores. A live tem uma função primária de interação, então você não pode ignorá-los, ou vai perder o sentido.

Como aumentar o número de views?

Existem muitas formas de aumentar o número de visualizações que você recebe na sua live. Porém, o principal deles é a divulgação. Publique nas suas redes sociais a data e hora da live com bastante antecedência, e incentive seus seguidores a compartilhar e divulgar também. Esse incentivo pode vir em forma de um sorteio, por exemplo.

E lembre-se que, quanto maior o seu número de seguidores, mais chances de a sua live ser vista. Se quiser aumentar seus seguidores de forma rápida e prática, entre em contato conosco. Temos pacotes com preços super acessíveis para turbinar seu Instagram. Conheça também nossos serviços para outras redes sociais .


⟵ Volver al blog