Tornar-se uma referência no Instagram é o desejo de muitos. Para isso, aumentar o engajamento nos stories é indispensável para trilhar esse caminho de sucesso.
E, diferente do que se convenciona, isso pode ser mais fácil que parece.
Falando desta rede social, os números impressionam: apenas no primeiro trimestre de 2020, o Instagram teve 16 vezes mais interações que o Facebook, segundo estudo da Socialbakers.
Assim, aumentar o engajamento nos stories torna-se cada vez mais possível.
Para isso, separamos um tutorial completo e atualizado sobre as melhores ferramentas, técnicas e ações para você se destacar ainda mais no Instagram. Confira abaixo.
Adesivos nos stories: seu público interagindo com você
O primeiro e prático passo é usar recursos que a maioria das pessoas gostam de interagir: os adesivos.
Aqui, iremos falar especificamente dos dois que mais criam engajamento, pois seus seguidores (e o público em geral) podem participar: perguntas e enquetes.
- Nos adesivos de perguntas, mostre que você está aberto a falar mais de algo específico ou da sua própria vida, o que gera muita interação. Ainda, ao responder a pergunta de um seguidor, este será notificado, aumentando seu engajamento;
- Nos adesivos de enquetes, estabeleça uma rotina, como um horário que os usuários saberão que podem entrar para responder. Fuja de temas polêmicos, pois isso pode minar o engajamento, justamente pelo receio da resposta de algumas pessoas.
Em ambos os casos, vale ressaltar, entra o algoritmo do Instagram: você terá visualizações nos stories e, em cada pergunta ou resposta de enquete, terá novas interações.
Consequentemente, seu conteúdo se tornará ainda mais relevante para os robozinhos.
Responda as mensagens enviadas
Bons stories rendem uma série de interações nas suas mensagens diretas.
E, para 2021, isso poderá ser ainda mais incisivo: o Instagram quer implementar um timer que mostra quanto tempo o story desaparecerá, com o objetivo de aumentar engajamentos.
Aqui, o processo é simples e prático de entender: quanto mais você criar relacionamento com as pessoas, mais resposta elas terão aos seus conteúdos.
Isso faz com que as interações cresçam exponencialmente, além de criar mais relevância para seu feed e IGTV, por exemplo, devido a atenção prestada aos seguidores.
Adquira visualizações stories com empresas
Um método para acelerar os processos, com a identificação do algoritmo de engajamento e relevância, é adquirir visualizações stories com empresas especializadas no tema.
Além de ser mais prático, você ainda conta com a ajuda de quem entende das métricas das redes sociais.
Com este método (e outros, como seguidores), pode-se dar uma guinada na sua relevância dentro do Instagram. Não à toa, muitos influenciadores começaram com essa dinâmica – e você pode ser o próximo deles.
Outras dicas para melhorar engajamento nos stories
Se você deseja aumentar o engajamento nos stories, alguns outros métodos, em complemento ao que trouxemos acima, podem ser o diferencial. São eles:
- Crie uma sucessão de stories com uma… história. Por exemplo, o primeiro pode indicar ‘Veja mais nos próximos stories’, onde você fala sobre algum tema relevante para o seu público.
- Sempre coloque o ícone de ‘Ligue o Som’, quando quiser dar ênfase a alguma coisa que necessite do áudio do seu seguidor, ampliando a imersão em seu story – e, consequentemente, seu engajamento.
- Tenha periodicidade: busque publicar seus stories em intervalos de tempo que, cada vez que a pessoa identificar que há um novo, terá mais propensão do que em um ou poucos espaços de tempo.