12/12/2020 01:24

Como editar vídeos no TikTok?

Uma das últimas sensações da internet é o TikTok. A rede social chinesa, baseada em vídeos curtos, tem ganhado cada vez mais adeptos, e aos poucos está chamando a atenção das marcas também. Isso não é à toa, já que no último ano o número de downloads superou o YouTube e o Snapchat.

Portanto, se você quer construir a sua imagem, ou a imagem da sua marca, nas redes sociais, é preciso investir no TikTok. A seguir, entenda o que diferencia esse aplicativo das outras redes sociais, porque você deve investir em um perfil nessa rede e como você pode gravar e editar vídeos para ela. Acompanhe conosco!

Qual o diferencial do Tik Tok em relação às outras redes?

De forma muito básica, o TikTok pode ser explicado como uma rede social de vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos. A maioria dos criadores de conteúdo optam por uma veia humorística, que é a maior marca registrada da rede. Além disso, como falaremos mais adiante, há diversas opções de efeitos, filtros e transições. As dublagens são um dos principais fenômenos da rede.

Porém, isso não é o principal diferencial da rede; afinal de contas, o próprio Snapchat tem a mesma função. E o Instagram, percebendo o sucesso da rede, criou o seu próprio recurso semelhante: o Reels. Então, por que ele tem sido tão buscado por marcas e investidores?

A base ativa já está chegando a 500 milhões de usuários, e a maior parte deles faz parte da geração Z.

Portanto, estar no TikTok é chegar a uma geração que praticamente não usa Facebook, e não tem paciência para vídeos longos ou estratégias antigas. É uma rede social absolutamente tomada por uma faixa etária de menos de 25 anos, e a facilidade de criação de conteúdo cativou esse público.

Por que investir no Tik Tok é bom para a minha marca?

Investir no TikTok é essencial para quem deseja captar um público jovem para seus negócios. É uma rede social que vem crescendo exponencialmente, e quem chegar primeiro leva vantagem e consegue conquistar mais espaço e engajamento. A rede é cheia de vantagens para quem quiser usá-la para marketing.

O marketing viral, por exemplo, tem tudo a ver com o TikTok. Como os reacts, duetos e desafios fazem parte do conteúdo de sucesso do TikTok, é muito simples entrar de cabeça em algumas tendências e utilizar isso para promover a sua marca e o seu produto. Como é possível criar stickers da marca, também é fácil gerar uma promoção muito orgânica e com baixo investimento.

Aliás, essa é outra vantagem do TikTok. A produção de conteúdo tem mais valor nas ideias do que em grandes produções. Por isso, não é preciso investir grandes quantias para produzir um conteúdo com a cara dessa rede social. Além do mais, a conquista de adolescentes e jovens adultos de forma mais exclusiva também é uma grande vantagem de quem usa o TikTok.

Como gravar vídeos para o Tik Tok?

A gravação de vídeos para o TikTok é muito simples. Baixando o aplicativo, basta clicar no símbolo de mais que fica na parte de baixo da tela. Então, você precisa escolher qual o tempo de duração do vídeo e se você deseja utilizar alguns dos sons disponíveis. Há muitas opções, e constantemente elas viram tendências. Fique de olho nisso e aproveite o que estiver em alta para conseguir mais sucesso e engajamento.

Caso você pretenda publicar um conteúdo com diversos cortes e transições, ou até com trocas de figurino, grave todas as partes em separado, diretamente pelo app da câmera do seu celular, e depois edite da forma que achar melhor, de acordo com o tutorial que ensinaremos daqui a pouco. Então, com o seu upload feito, você pode adicionar stickers e efeitos.

Após isso, vem a hora de escolher uma thumbnail (que será a parte do vídeo que irá aparecer quando abrirem o seu tutorial) e as legendas e hashtags. Uma das mais populares é a hashtag #fyp, ou #foryoupage, que é utilizada para que seu vídeo apareça na página de vídeos recomendadas dos usuários.

Editando vídeos do Tik Tok: corte e efeitos

Existem duas formas de editar vídeos para o seu TikTok: você pode utilizar as próprias ferramentas do aplicativo, ou então um editor externo. A ferramenta é bem intuitiva e prática, porém é difícil de editar vídeos mais elaborados por ela. De qualquer forma, iremos ensinar você a como utilizá-la para cortar e editar os seus vídeos mais simples.

Primeiramente, você deve gravar da forma como ensinamos lá em cima. Caso queira fazer mudanças de posicionamento ou coisas do tipo, pause a gravação e retome até terminar o áudio que você está utilizando. Então, você deve clicar em 'avançar' na parte de baixo do aplicativo.

Na próxima tela, você verá uma barrinha cor de rosa com os frames dos vídeos. Assim, basta você trabalhar em cima dela para fazer os seus cortes. Porém, o problema desse corte direto no TikTok é que você só consegue tirar o começo ou o final do vídeo, não sendo possível eliminar partes do meio. Mesmo assim, vale a pena para retirar aquele momento de ligar ou desligar a câmera.

Para edições mais elaboradas, o ideal é que você baixe um aplicativo separado. Existem muitas opções na loja de aplicativos, como o Videoshop, Vivavideo e BeeCut. De forma geral, esses aplicativos são bem intuitivos, e você pode aprender a usá-los com os próprios tutoriais disponíveis.

Assim, você deixa o vídeo pronto no aplicativo e só sobe no TikTok para acrescentar os efeitos, stickers e o áudio. Para isso, é só clicar em 'avançar' depois de fazer o upload e encontrar diversas opções de efeitos. Apenas lembre-se de que os filtros não ficam disponíveis nesse caso.

Se você quer ter um ótimo alcance e engajamento em seu TikTok, veja aqui como conseguir mais seguidores TikTok e curtidas TikTok. Para aumentar o seu engajamento em outras redes sociais, pode contar conosco também. Nossos valores são extremamente acessíveis, e você verá todas as suas redes sociais serem turbinadas com a nossa ajuda.


⟵ Voltar ao blog