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Entenda a relação de redes sociais e vendas em pequenas empresas

Entenda a relação entre redes sociais e vendas em pequenas empresas

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As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano.

Utilizamos as plataformas diariamente como um meio de manter contato com as pessoas, buscar informações e também de entretenimento.

Porém, para as empresas, as redes representam possibilidades de negócios. Independentemente do tamanho do empreendimento, você precisa conhecer e utilizar os recursos para vender pelas redes sociais. Se você deseja utilizar essas plataformas no seu negócio, de maneira eficiente, confira nosso post de hoje.

👉 Para vender mais pelas redes sociais é preciso ter engajamento e muitos seguidores. Se você tem menos de 100.000 seguidores, veja aqui como resolver esse segundo problema.

Vamos dar dicas valiosas para a melhor utilização. Então, siga com a leitura!

É possível vender pelas redes sociais?

Segundo uma pesquisa da equipe do Facebook, de 2016, só no Brasil, o número de usuários da rede é de 102 milhões.

Ou seja, grande parte da população está conectada e utiliza os recursos dessa rede social. Analisando dados empresariais, essa mesma pesquisa divulgou que, no mundo inteiro, há 3 milhões de anunciantes ativos.

Esse número mostra que as empresas realmente adotaram o Facebook e outras redes como oportunidades de vendas e contato com os consumidores. Então, respondendo à pergunta, é possível, sim, vender pelas redes sociais. Mas sua utilização vai além disso. Com o acompanhamento das redes, é possível identificar padrões no público-alvo, avaliar necessidades e oportunidades, manter contato direto, individualmente ou em grupo, promover sua marca, produtos e lançamentos e ainda acompanhar a concorrência. Para alcançar todos esses resultados, é preciso planejamento e empenho.

Para te ajudar, vamos mostrar dicas importantes, a seguir.

Como otimizar os recursos das redes sociais?

Você deve ter ficado atraído com todas as possibilidades que mostramos e já quer começar a vender pelas redes sociais, né?

Mas, antes disso, você precisa entender que não basta criar um perfil ou página e esperar que os números se desenvolvam.

Para ajudar, vamos mostrar o que você deve fazer para otimizar recursos e buscar melhores resultados.

1. Crie e publique conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é essencial para atrair e converter o público.

Criando e postando conteúdos relevantes você investe na qualificação dos consumidores, passando informações para embasar suas decisões. Então, avalie as necessidades do seu público e crie conteúdos que sirvam para tirar suas dúvidas.

Lembre-se de prestar atenção na linguagem correta.

2. Estabeleça um relacionamento com os consumidores

As redes sociais são ótimas para criar um canal de comunicação com os usuários. Eles utilizarão as plataformas para tirar dúvidas, divulgar experiências—boas ou ruins—e conhecer melhor as marcas. Então, mantenha-se presente, responda aos questionamentos e interaja com as pessoas. O chamado SAC 2.0 é a evolução do serviço de atendimento ao cliente.

Nesse modelo, o atendimento é feito de onde o cliente está e se sente mais confortável—e pode ser nas redes sociais!

3. Monitore o público

Além de auxiliar as vendas, as redes sociais são ótimas para monitorar o público.

Você pode avaliar como um lançamento foi recebido, o efeito de uma estratégia do concorrente e até mesmo identificar oportunidades. Mais do que criar um perfil ou página é preciso acompanhar e estar presente. Mantenha uma rotina de acompanhamento.

4. Invista em publicações

As principais redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem que você invista em publicações.

Essa alternativa aumenta bastante o alcance das campanhas e pode ter um ótimo retorno. Além disso, as campanhas podem ser direcionadas, segmentando o público-alvo. Isso é muito interessante, pois você não gastará recursos em pessoas que não têm interesse nas suas soluções, criando estratégias mais eficientes. Se você ficou receoso com o valor desse investimento para a sua pequena empresa, não precisa se preocupar.

Você define o valor e prazo, impactando na distribuição da campanha.

Assim, pode avaliar se realmente valeu a pena, aumentando, mantendo ou reduzindo o valor posteriormente.

Então, vamos utilizar as redes sociais?

Como vimos, usar as redes sociais para vender é um ótimo negócio para pequenas empresas.

As plataformas permitem uma série de benefícios, de forma gratuita ou com baixo investimento. Para alcançar ótimos resultados, produza conteúdos relevantes, estabeleça relacionamento com os consumidores, monitore seu público-alvo e invista em publicações. Seguindo essas dicas sua empresa buscará novas oportunidades, aumentando as vendas e conquistando uma boa posição no mercado. Gostou do nosso artigo sobre como vender pelas redes sociais? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

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