Os perfis de empresas nas redes sociais não param de crescer.
Muitos negócios já perceberam que esses são canais práticos e eficazes para melhorar a sua presença online e atender o público. Separamos alguns perfis para você se inspirar e melhorar — ainda mais — o relacionamento com a sua audiência nas mídias sociais. Confira.
1. Netshoes
Uma das empresas pioneiras nas redes sociais, a marca conseguiu por meio delas, no ano de 2013, um faturamento de R$ 100 milhões — de um total de R$ 1,3 bilhão. Os benefícios não pararam por aí.
A empresa entendeu a importância e o protagonismo da audiência para a sua reputação e hoje é líder no ranking do Reclame Aqui das empresas que mais resolveram problemas.
O resultado?
Reputação ótima e 76,6% de clientes insatisfeitos que foram recuperados
2. Netflix
Com mais de 100 milhões de assinantes, a Netflix é outra empresa que aprendeu a utilizar as redes sociais ao seu favor e se comunicar com o público com maestria. São quase 37 milhões de seguidores na página no Facebook e 2,33 milhões no Twitter. Por meio de posts criativos e interações inusitadas, a empresa engaja seu público personificando a marca, trazendo mais proximidade e, consequentemente, conquistando fãs verdadeiros e não apenas curtidas ou seguidores.
3. Girafa's
A rede de fast food brasileira não pode ficar de fora da lista. Seu estilo de comunicação irreverente nos anúncios de rádio, TV e impressos chegou às redes sociais com o mesmo estilo e impacto. São mais de 1,6 milhões de seguidores no Facebook recebendo imagens e vídeos cativantes, como a paródia com a foto da Beyoncé grávida e posteriormente apresentando o resultado.
4. Ponto Frio
Outra marca que aproveitou a imagem para criar um personagem para as redes sociais foi o Ponto Frio.
O pinguim é quem supostamente publica os conteúdos e interage com os seguidores no Twitter. O diferencial está no equilíbrio das postagens, entre brincadeiras e divulgação de promoções e campanhas.
O resultado?
Criaram até uma namorada para o garoto-propaganda, tamanho o engajamento dos seguidores com ele.
5. Prefeitura de Curitiba
Raramente pensamos em instituições públicas como cases de empresas nas redes sociais.
Mas o Twitter e o Facebook da Prefeitura de Curitiba provaram que é possível informar e entreter ao mesmo tempo. Apostando na divulgação de memes, emojis, linguagem direta e muita interação, ela se tornou referência para instituições públicas e privadas sobre presença online.
Empresas nas redes sociais: o que podemos aprender
Ao refletir sobre os pontos em comum dos casos de sucesso das empresas nas redes sociais, podemos concluir que o principal é conhecer o público-alvo para garantir visibilidade.
Descubra onde está sua clientela e invista em estratégias de marketing digital para atraí-las até o seu negócio.
Defina o seu posicionamento, publique conteúdos e materiais de qualidade, respondendo de forma simples e direta as dúvidas e questões que possam ajudar as pessoas a saber mais sobre sua área de atuação. Também busque integrar os seus perfis e páginas como canais de atendimento oficiais.
Dessa forma você consegue atrair cada vez mais seguidores e construir a sua audiência digital. Você conhece mais cases de empresas nas redes sociais? Compartilhe nos comentários e espalhe mais inspiração!