A Prova Social é um poderoso elemento de persuasão.
Um fenômeno psicológico que tem como base a dependência das pessoas em analisar feedbacks de acordo com ações de outras pessoas para determinar o que é certo e errado em uma alguma situação que exige sua ação.
Segundo Robert Cialdini, maior autoridade mundial em persuasão e influência, e autor de diversos livros na área de consultoria de marketing para as maiores empresas do mundo, ela está entre os 6 princípios da influência (!!!).
Pessoas estão mais dispostas a dar um passo recomendado se virem evidências de que outras pessoas, especialmente pessoas parecidas com elas, estão pegando, comprando ou usando aquilo.
Fabricantes usam esse princípio afirmando que seus produtos são os que mais crescem ou mais vendem no mercado.
Algumas pessoas precisam se sentir parte da ''massa'' usando ou fazendo o que os outros estão usando e fazendo.
Consultor de vendas e motivação, Cavett Robert também levanta uma questão que potencializa a necessidade de utilização da Prova Social, dizendo que
95% das pessoas são imitadoras, e apenas 5% são iniciadoras
Ou seja, neste aspecto, a grande maioria é convencida pelas ações das outras pessoas e, por isso, a Prova Social se torna um elemento crucial para as redes sociais; impulsionando o sucesso seja do Instagram, Facebook, Twitter ou Youtube.
O Gatilho da Prova Social facilita a TOMADA DE DECISÕES
Mas... por que precisamos de "ajuda" pra decidir?
É claro que todos nós somos perfeitamente capazes de fazer as próprias escolhas e tomar as próprias decisões.
O gatilho da Prova Social auxilia no ato de convencer o cliente de que ele precisa de determinado serviço ou produto para fazer parte da comunidade. Assim como seguir um perfil que está com muitos seguidores.
No entanto, através do comportamento das pessoas ao nosso redor, é conveniente um atalho mental que simplifica a tomada de decisões pra nós. Exemplificando, foi o que mostrou uma experiência realizada em Nova York por Milgram, Bickman e Berkowitz. O que esses pesquisadores fizeram?
Provaram que um grupo de quatro ou mais pessoas em pé na calçada olhando para o céu faria com que 80% dos que por ali passassem, parassem para realizar a mesma ação.
Quer ver um exemplo? Vejamos o vídeo abaixo:
Não é preciso muito para pensar que o café com o maior número de pessoas é o melhor. O mesmo acontece com as Redes Sociais.
Quanto mais curtidas, comentários, seguidores e interações, de forma geral, você tem - Maior a garantia de SUCESSO da sua página e novas conversões dos visitantes!
Viu só a poderosa ferramenta que você tem nas mãos?
Seja tendo:
- um número maior de avaliações em sua fanpage indicando que seu serviço é mais bem avaliado;
- seguidores no Instagram que mostram o quanto sua marca é mais importante para os clientes;
- ou comprar curtidas Instagram tendo mais que seu concorrente;
o número nas redes sociais funciona como termômetro para futuros clientes e isso importa muito.
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