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Aumentar engajamento no Instagram: 14 dicas IMPERDÍVEIS

como aumentar engajamento Instagram

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O Instagram é um excelente meio de promover os seus negócios. Se você quer tirar o máximo proveito da sua conta na rede social, então você precisa saber como engajar com seus seguidores da maneira certa.

Isso porque o engajamento é tão - ou mais - importante quanto o número de seguidores. Ele indica o quanto as pessoas estão se interessando pelo seu conteúdo e também aumenta a sua visibilidade.

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É essencial, então, que você invista em ações e estratégias que possam aumentar seu engajamento. A seguir, trouxemos algumas das dicas mais importantes para você conhecer. Confira!

O que é e por que é importante aumentar engajamento no Instagram?

Engajamento é um conceito que vai além da quantidade de seguidores que a sua página tem. Embora seja muito importante contar com muitos seguidores para o seu perfil, quem realmente gera visibilidade é o engajamento, ou seja, as curtidas e os comentários do seu público.

Por isso é tão importante pensar em formas de aumentar o seu engajamento. A partir dele, você consegue uma melhor posição nos mecanismos de busca e aumenta o interesse do público em geral na sua marca e no seu produto.

Por consequência, as suas vendas também irão aumentar, assim como a confiabilidade do público na sua marca. Uma marca com alto engajamento é vista como confiável, segura e dona de uma boa repercussão com o público em geral.

14 dicas para aumentar engajamento no Instagram

Aumentar engajamento no Instagram: 14 dicas

Aumentar engajamento no Instagram: 14 dicas

1. Inclua uma call to action em seus posts

Ter uma call to action em seus posts é uma ótima forma de acionar seus seguidores do Instagram, porque ela funciona como um guia para os seus seguidores saberem o que você quer que eles façam em seguida.

Isso não só aumenta as chances dos seus seguidores do Instagram comprarem, como ajuda o seu post a parecer mais atraente para eles e a criar uma conexão.

2. Crie posts que são interessantes para a sua audiência

Uma das melhores formas para fazer com que pessoas visualizem e compartilhem os seus posts é fazer eles naturalmente interessantes para a sua audiência.

O ideal é você conhecer o seu público-alvo e produzir conteúdos que sejam úteis e relevantes para eles. Se você vende produtos para animais, por exemplo, é legal postar uma foto de um bichinho acompanhada de um texto com dicas de cuidado.

Lembre-se que quanto mais interesse o seu público tiver em seu conteúdo, maior a chance de engajamento! Então, se esforce para agradá-lo.

3. Use as legendas

Produzir uma boa legenda tem tudo a ver com engajamento. As legendas adicionam um valor extra e deixam os seus posts mais interessantes do que aquelas que são apenas uma foto e hashtags (embora essas também sejam importantes, como a gente vai ver a seguir).

As legendas são um ótimo lugar para adicionar uma frase, para dizer algo engraçado ou providenciar informações extras sobre a foto. Temos um conteúdo com dicas sobre como usar legendas no Instagram.

4. Responda aos comentários nos seus posts

Uma ótima forma de se engajar com seus seguidores é responder aos comentários. Isso é efetivo porque te permite construir uma relação mais forte com eles.

Se alguém fizer uma pergunta você pode respondê-la, assim como agradecer elogios, por exemplo. Somente pelo fato de você estar interagindo com os seus seguidores, você vai ajudar a aumentar a conexão deles com você, o que cria uma lealdade com a sua marca. Além disso, a sua resposta incentiva novos comentários.

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5. Organize concursos

Muitas pessoas gostam de fazer brincadeiras e participar de concursos, porque eles são divertidos. Dando um brinde simples para o vencedor, você já consegue gerar um engajamento excelente.

Os concursos e os sorteios ajudam a criar interesse e curiosidade na sua marca. Toda vez que as pessoas podem ganhar alguma coisa, há mais probabilidades de atrair a atenção delas.

Se possível, faça os concursos com regularidade, pois gera mais interesse do que apenas um ou dois de vez em quando.

6. Publique com consistência

Aumentar engajamento no Instagram: publique com consistência

Aumentar engajamento no Instagram: publique com consistência

Essa é a chave, o quesito mais básico para manter o seu engajamento. Se você não tiver consistência, as pessoas podem se esquecer da sua marca e perder interesse.

Porém, se você postar com regularidade, a sua marca vai ficar fresca na cabeça dos seus seguidores. Postar regularmente vai te ajudar a ser visto como uma autoridade do seu nicho, pois mostra dedicação e comprometimento.

7. Contagem regressiva no Instagram

Quer gerar entusiasmo ou expectativa? Faça uma contagem regressiva para o lançamento do seu produto. Todo dia poste o número novo e chame seus seguidores à participação.

Em cada nova contagem regressiva, revele novas informações sobre o seu produto que as pessoas vão adorar. Seus seguidores visitarão sua página de perfil no dia seguinte para ver o que você revelará a seguir.

Essa é uma forma prática não só de gerar engajamento, mas garantir uma alta taxa de vendas para o seu produto.

8. Seja criativo

Ao postar no Instagram, você não precisa ter postagens chatas que contenham informações monótonas.

Atenha-se à sua marca e seja criativo. Poste fatos novos sobre seus produtos, um perfil dos seus funcionários ou clientes, fotos de ângulos diferentes etc. Abuse da criatividade, pois é ela que fará suas publicações se destacarem das demais do mesmo setor.

9. Crie uma identidade visual

Falando em se destacar das demais, a criação de uma identidade visual ajuda muito a destacar suas publicações na linha do tempo do seu cliente.

Ao editar suas fotos, acrescente um elemento de cor, filtro ou branding que seja parte de todas as publicações. Assim, o cliente sabe exatamente com quem está engajando.

10. Descubra o melhor dia e horário para postar

Para garantir que a sua publicação será vista, é importante você postar em dias e horários em que os clientes estão ativos nas redes. Assim eles podem efetivamente interagir com a sua postagem.

Não tem manual para isso, depende muito do seu público-alvo. Então, faça algumas postagens de teste e vá descobrindo o que funciona melhor. Depois de descobrir, tenha constância e poste sempre nesse horário. Essa previsibilidade é extremamente benéfica para a sua marca e para seu cliente.

11. Use hashtags

Desde que começaram a ser usadas no Twitter, as hashtags são um dos principais elementos de qualquer postagem em redes sociais. Assim, você garante que pessoas interessadas naquele assunto encontrarão suas publicações através dos mecanismos de busca.

É importante escolher hashtags que sejam relevantes para o seu público-alvo. Geralmente, dez hashtags por postagem são o suficiente para ampliar bastante o alcance sem gerar poluição visual para os seus seguidores.

Porém, não é regra. Às vezes você consegue encaixar mais, às vezes menos. Vá testando e descobrindo.

12. Aumente o engajamento no Instagram usando os stories

Desde que os stories foram introduzidos no Instagram, eles se tornaram muito populares. Na verdade, tem gente que prefere acompanhar os stories do que a linha do tempo. Então, você não pode ficar de fora dessa tendência.

Utilize os stories pelo menos umas duas ou três vezes por dia. Reposte mentions, crie enquetes e pesquisas e use as ferramentas para engajar e interagir com os seus seguidores. Não se esqueça de aplicar a sua identidade visual nos seus stories.

13. Promova o seu Instagram em outras redes sociais

Aumentar engajamento no Instagram: promova o seu perfil em outras redes sociais

Aumentar engajamento no Instagram: promova o seu perfil em outras redes sociais

Embora hoje em dia o Instagram seja a rede social mais popular, é legal divulgá-lo em outras redes, para atingir públicos diferentes.

Para isso, ative o compartilhamento de postagens entre o Instagram e o Facebook, e convide os seguidores de um a te encontrarem no outro.

Vale a pena também convidar seus seguidores do TikTok a te seguir no Instagram. Isso é especialmente legal se você tem costume de postar Reels, pois são mídias que conversam muito bem.

14. Poste o número certo de vezes

Já comentamos sobre isso na consistência, mas não custa reforçar: você precisa postar com frequência para manter o interesse dos seus seguidores.

Porém, tome cuidado. Consistência não é o tempo todo nem vinte postagens por dia. Esse tipo de comportamento satura os seguidores, e faz com que eles até silenciem o seu perfil.

Via de regra, o ideal é fazer de duas a quatro postagens por dia, em horários diferentes para atingir públicos variados. Porém, sempre vale a tentativa e erro. Descubra o que é ideal para você e para o seu público.

Conclusão

Se você tiver a abordagem certa e fizer as coisas certas, então você pode aumentar drasticamente o engajamento dos seus seguidores do Instagram.

Usar hashtags, criar posts naturalmente atraentes, usar as legendas, responder aos comentários, organizar competições e postar com consistência são todas coisas muito úteis.

O objetivo é fazer com que seus seguidores vejam o seu perfil como uma grande fonte de informações, conteúdo de entretenimento e responsabilidade. Se você fizer todas as coisas listadas nesse artigo, então você vai alcançar esse objetivo.

Além de aumentar o seu nível de engajamento, seguir as dicas acima vai te ajudar a aumentar o seu número de seguidores. Essa é a chave para tirar maior proveito da sua conta do Instagram.

Aumentar o número de seguidores ajuda a incrementar a curiosidade sobre a sua marca, aumentar as vendas e melhorar o visual da sua marca em geral.

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