Essa mudança se fez necessária, segundo os responsáveis pela rede social, devido a importância que o alcance de pessoas impactadas tem para eles - e para os produtores de conteúdo. Ainda que seja possível visualizar o número de curtidas de um vídeo, saber a quantidade de pessoas que realmente visualizaram a mídia é mais importante, pois demonstra o potencial interesse dos usuários para o conteúdo em si.
Isso beneficia os criadores de conteúdo, que agora podem entender - e corrigir - problemas relativos à visualização de seu material.
Essa mudança não afeta diretamente o usuário final, pois esse continua visualizando e interagindo normalmente com os vídeos.
Mas a tendência é deixar esse tipo de mídia cada vez mais popular, até para aproveitar o grande - e recente - sucesso do Snapchat, Periscope e Youtube. Esse tipo de movimento só demonstra que a equipe do Instagram está cada vez mais interessada em incentivar a produção de conteúdos dinâmicos, colocando a rede social em condições de disputar diretamente a atenção dos usuários, que estão cada vez mais envolvidos com esse formato. Quanto aos serviços de compra de seguidores, curtidas e visualizações, eles foram atualizados com opções de visualizações automáticas para vídeos no plano de curtidas em vídeos e fotos futuras e criação de um novo plano para compra de visualizações em vídeos já postados.