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Twitter Analytics: confira o GUIA completo sobre o assunto!

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O Twitter Analytics é uma ferramenta importante para direcionar as suas ações dentro da rede social, já que ela fornece as principais estatísticas sobre o seu posicionamento no canal, como alcance de posts, volume de seguidores, favoritos, comentários e por aí vai.

Independentemente do seu segmento de atuação, esse recurso precisa ser acompanhado diariamente, se você quer conquistar boas taxas de engajamento e conquistar cada vez mais audiência nesse canal, é bom começar a usar essa ferramenta de análise.

Quer bombar o seu perfil e tornar-se uma referência para o seu público? Então, confira esse guia completo que te ensina a operar essa ferramenta e analisar as principais métricas. Vem com a gente!

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Twitter Analytics: o que é e para que serve?

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Você realmente sabe o que é Twitter Analytics e para que essa ferramenta serve? Saiba que entender do que se trata esse recurso vai te ajudar a analisar do jeito certo as métricas, garantindo que você trace as estratégias corretas para ter sucesso no canal.

O Analytics do Twitter é uma ferramenta gratuita oferecida para os usuários da plataforma, que possibilita a análise das atividades realizadas no microblog, disponibilizando indicadores de desempenho de campanhas e também dos conteúdos postados.

As métricas oferecidas pela plataforma servem para que os usuários possam entender quais ações dão mais resultados e aquelas que precisam ser revisadas para alcançar os objetivos.

As estatísticas Twitter são recursos importantes para qualquer perfil, principalmente, porque a rede contabiliza 1.3 bilhão de contas com cerca de 500 milhões de tweets enviados todos os dias, obrigando os perfis a criarem estratégias para se destacar.

Quer aproveitar as oportunidades nessa que é uma das maiores redes sociais do mundo? Então, a regra é analisar, sempre, todos os dias!

Quais métricas o Twitter Analytics mostra?

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Essa ferramenta é muito completa quando o assunto são indicadores de performance e você ficará surpreso com as métricas que ela apresenta para os seus usuários. Confira os principais dados oferecidos pelo analytics do Twitter!

Métricas da página inicial

  • Tweets: número de posts que o perfil publicou;
  • Impressões: quantidade de vezes que os tweets foram vistos pelos usuários;
  • Visitas ao perfil: volume de visitas que a conta teve no último mês;
  • Menções: quantidade de menções do seu perfil por usuários;
  • Seguidores: número de seguidores e quantos novos o perfil ganhou no último mês;
  • Tweet de destaque: tweet com mais impressões em um mês;
  • Menção de destaque: o post com mais impressões quando um usuário do Twitter menciona seu perfil;
  • Seguidor de destaque: seguidor com a maior quantidade de seguidores, apresentando um possível parceiro e potencial influenciador.

Métricas por tweet

  • Impressões: o Twitter Analytics oferece a quantidade vezes que os usuários viram o tweet;
  • Engajamentos: quantidade de vezes que um usuário interagiu com um tweet, incluindo cliques em hashtags, avatar, links, nome de usuário, retweets, favoritos, respostas e seguidores;
  • Taxa de participação: número de engajamentos em cliques, respostas, retweets, favoritos e seguidores, divididos pelo número total de impressões;
  • Cliques no link: número de vezes que os usuários clicaram no link compartilhado juntamente com o tweet;
  • Retweets: número de compartilhamentos que, na rede social, é chamado de retweet;
  • Favoritos: número de usuários que favoritaram o tweet.

Estatísticas que você precisa acompanhar no Twitter Analytics

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Sabendo as métricas que a ferramenta fornece, é hora de saber como usar o Twitter Analytics e os dados disponibilizados pela plataforma. Dá uma olhadinha nos dados que você precisa ficar de olho!

Visão geral do desempenho

A visão geral do desempenho é um indicador que apresenta a avaliação mensal da sua conta em um sentido macro, fazendo também um comparativo com o mês anterior para que você possa comparar os dois períodos.

Neste painel do analytics são apresentados os tweets que tiveram maior engajamento na rede, número de menções e de posts, seguidores mais ativos, retweets, likes, alcance, impressões, cliques em links e muito mais.

Desempenho médio dos tweets

Na parte de desempenho médio dos tweets, as estatísticas Twitter Analytics oferecem uma avaliação geral sobre a visualização de todos os tweets realizados no último mês.

Neste quadro, você pode usar as informações para avaliar o desempenho da campanha, por exemplo. Porém, para os perfis que desejam uma avaliação mais detalhada, é preciso analisar cada post de forma individual.

Top 10 interesses dos seguidores

Esse recurso oferecido pelo Twitter apresenta quais são os 10 assuntos que tiveram maior interesse por parte dos seus seguidores em um determinado período.

Neste painel é justamente onde você encontra os assuntos que os seus seguidores mais gostam de ver no seu perfil, permitindo que os perfis possam abordar temas de maior relevância no canal.

Tipo de engajamento

Além de descobrir quem visitou o meu twitter, essa ferramenta permite também que você faça uma análise sobre o tipo de engajamento que seu perfil recebeu dos seus seguidores, com base no tipo de ação realizada por eles.

Esse quadro apresenta informações sobre cliques no link, likes, retweets, entre outras ações na rede. Se você quer saber como ver os engajamentos do Twitter, é aqui que você encontra as informações que precisa.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento também pode ser conferida na ferramenta, que apresenta o percentual de usuários que visualizaram seus tweets e também que interagiram por meio de um clique em qualquer recurso.

Tamanho do Tweet x Engajamento

No Twitter Analytics, você pode visualizar os indicadores que apresentam a relação do número de caracteres de um tweet com a performance do seu perfil. De maneira prática, esse quadro revela o tamanho ideal dos textos nos posts.

Percentual de alcance do Tweet

Esse dado é muito importante para uma análise do desempenho do seu perfil, pois ele mostra o percentual de alcance do tweet, um indicador que serve para mostrar a quantidade de seguidores que suas publicações alcançam.

Impressões, cliques, retweets e respostas por hora do dia

Por último, a ferramenta possibilita que você visualize também dados sobre o engajamento do seu perfil por hora do dia, incluindo cliques, impressões, retweets e respostas.

Esses dados são importantes para você saber quais são os horários que seu perfil tem maior engajamento dos seus seguidores. Agora que você descobriu como ver o Analytics do Twitter, vamos para a próxima etapa.

Como usar o Twitter Analytics? [PASSO A PASSO]

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Quer saber como usar o Twitter Analytics? Não precisa se preocupar, pois é muito simples esse processo. Confira esse passo a passo que separamos para você.

  1. Acesse a sua conta e faça login na plataforma;
  2. No menu vertical que fica à esquerda, clique no ícone “Mais”.
  3. Em seguida, selecione o ícone “Estatísticas”. Automaticamente, uma nova aba será aberta e você terá acesso ao painel de análise da rede social. A partir daí, é só analisar as métricas.

Quais os benefícios de usar o Twitter Analytics?

Agora que você aprendeu como ver Analytics de Twitter, dá uma olhadinha nos benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu perfil.

Conhecer a audiência

Um dos grandes benefícios dessa ferramenta é permitir que os usuários possam conhecer de maneira detalhada o perfil da sua audiência.

Isso porque, esses dados vão te dar o norte para colocar em prática ações de marketing online e melhor, por exemplo, o engajamento dos seus seguidores.

O mais legal é que, se ainda não tem dados mais precisos sobre seu público, você poderá desenhar a sua persona e entender o comportamento dos seus seguidores na rede social.

Isso porque, nessa ferramenta de análise do Twitter, é possível ter acesso a informações, como dados demográficos, geográficos e também sinais comportamentais dos seus seguidores.

Descobrir os melhores dias e horários para postar

As estatísticas do Twitter permitem também que você possa descobrir os melhores dias e horários para fazer as suas publicações.

Por exemplo: é possível saber se os seus tweets têm mais engajamento no período da manhã, tarde ou noite e o melhor é que dá para saber exatamente os horários com maior potencial.

Ao entender esses dados, você pode desenhar uma programação de posts, obtendo muito mais resultado em termos de engajamento.

Inclusive, entender os melhores dias e horários também é importante para outras redes sociais, como Instagram e Facebook. Por isso, use e abuse desse recurso!

Facilitar a escolha dos formatos de conteúdo

O Twitter Analytics também ajuda você a definir quais são os melhores formatos de conteúdo para despertar o interesse da sua audiência.

Dessa forma, você consegue descobrir quais são os formatos de post que seus seguidores mais gostam de interagir, como foto, texto, foto, infográfico, vídeo ou GIF, te ajudando a escolher melhor os conteúdos certos.

Entendendo a preferência dos seus seguidores fica muito mais fácil produzir conteúdos cada vez mais relevantes e mais atraentes para melhor o engajamento do seu perfil e posicionamento online.

Verificar a performance dos anúncios

Essa é uma grande vantagem de usar Twitter Analytics e ferramentas de análises disponíveis pelo mercado. Isso porque, o recurso de análise desta rede social disponibiliza dados da performance dos seus anúncios pagos.

Por meio dessa ferramenta, você consegue entender o alcance das suas campanhas, quais estão performando melhor e quais precisam ser substituídas o quanto antes, porque não geram resultado.

O ideal é que você acompanhe essas métricas frequentemente, se possível, todos os dias, pois, se uma campanha estiver com uma performance ruim, você pode estar perdendo dinheiro com anúncios que não geram o resultado esperado.

Além de conseguir visualizar essas métricas, com a análise de anúncios, você consegue ter insights importantes para melhorar as suas ações e prevenir futuros erros, aproveitando oportunidades e amenizando possíveis riscos de estratégia.

Então, a regra é sempre fazer ajustes, alterar, acompanhar de perto as métricas para aumentar a eficácia das suas campanhas de mídia paga e, claro, não perder dinheiro.

O que são as impressões no Twitter?

Para quem se pergunta o que são as impressões no Twitter, saiba que ela acontece, basicamente, quando conteúdo foi entregue ao feed de um usuário.

Para você entender, uma pessoa que visualiza o seu tweet, não necessariamente, precisa se engajar com o post para que isso seja contabilizado como uma impressão, basta visualizá-lo.

Como faço pra ver quem viu meu Twitter?

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Você já está na rede, mas ainda tem aquela dúvida: como faço pra ver quem viu meu Twitter?

Descobrir essa informação é mais fácil do que você pensa, pode acreditar. Dá uma olhadinha como saber quais foram os usuários que viram o seu perfil.

  • Passo 1: Acesse o site chamado Twitcom. Depois, clique no ícone "Conectar com o Twitter".
  • Passo 2: Em seguida, clique no ícone azul "Autorizar aplicativo".
  • Passo 3: O próximo passo é clicar sobre "Meu perfil", que fica no topo da página.
  • Passo 4: Pronto! Logo abaixo, você verá uma lista de usuários que visitaram o seu perfil.

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Conclusão

Se você souber como usá-la, o Twitter Analytics pode ser uma ferramenta que vai te ajudar a ganhar relevância no seu segmento, atraindo mais seguidores para seu canal, conquistando mais engajamento e garantindo um excelente posicionamento online.

Mas para que tudo isso aconteça, é preciso que você analise algumas métricas importantes, como desempenho de tweets, os assuntos de maior interesse entre os seus seguidores, tipo e taxa de engajamento, percentual de alcance, impressões, cliques, retweets e por aí vai.

Lembre-se que o seu perfil somente terá sucesso se estiver com os dados debaixo do braço, pois, dessa forma, você consegue corrigir erros em sua estratégia ou investir em outras que trazem mais resultado.

Se além de analisar de perto o seu perfil, você também quer ganhar mais seguidores, conheça o nosso site, Seguidores que oferece formas de comprar seguidores de maneira segura, sigilosa e com qualidade.

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